O Youtube decidiu 'abrir as pernas' pra censura
A internet veio para as pessoas como um caminho disponível e livre para expressarmos nossa liberdade de expressão e pensamento, conformo o inciso IX do artigo 5º da nossa Constituição (que atualmente não serve pra nada).
Nos expressamos sobre coisas, teorias, acontecimentos e sobre pessoas. Porém, muitas vezes, o que pensamos sobre pessoas e explanamos para nossa audiência, não é bem recebido como crítica quando chega aos ouvidos e olhos do criticado. E, ao invés de ser rebatido com uma contra crítica dessa pessoa, muitas vezes sai da rede e passa para o âmbito judicial real.
Nos últimos tempos, o Youtube tem se adaptado de várias formas para se adequar a legislações dos mais diversos países em que opera. Uma verdadeira 'metamorfose ambulante'. E sempre que uma mudança acontece, uma penca de canais 'cai'.
- 'E porque isso acontece, Pejotta?'
Porque o Youtube é cagão
Para evitar que a plataforma sofra sanções ou processos desses países. Assim, eles aplicam a nova regra/lei de forma retroativa a todos os canais que fizeram algumas coisas em uma época que não havia essa lei.
Justo? Injusto? Comente aí a sua opinião.
Mas o negócio é que muitas pessoas se aproveitam desse diarréia do Youtube para se proteger de certas críticas. Recorrendo a meios legais para rebater vídeos de crítica; geralmente acusando os criadores do conteúdo de algum crime que esteja no código penal (sendo que na maioria das vezes não existe crime); fazendo com que o Youtudo derrube o vídeo/crítica e muitas vezes o canal de quem criticou; e dessa forma, atropelando essa tal liberdade de expressão.
Ora bolas! Eu entendo que ninguém gosta de ser criticado naquilo que acredita estar certo. Mas ter um contra-pontuador às nossas opiniões e aceitá-las em nosso meio é o que nos faz uma sociedade madura e civilizada.
Isso aconteceu no caso do PodPah vs Não Adivinho + Serginho Faoth + Ramsés, o pequeno. E agora, o Flow Games está fazendo a mesma coisa.
Eu chamo isso de Ego Frágil. Assista esse vídeo
O ego frágil faz com que uma pessoa, mesmo sendo gigante, se rebaixe por meras críticas. As vezes, as críticas podem estar corretas, e cabe ao criticado examinar a si mesmo e aceitar ou não o conselho.
No caso do PodPah e Flow Games, eles são gigantes batendo e pequenos canais que levantam questionamentos e críticas sobre eles.
- 'Ain Pejotta, mas alguns desses canais foram mofobics, racists, e ameaçaram também. Merecem serem censurados.'
Calma lá capivaro. Se algumas dessas pessoas cometeram algum crime, elas merecem serem processadas sim. Mas censuradas, não.
"Censura, em linguagem informal, é quando alguém ou alguma entidade corta ou esconde informações importantes para que ninguém saiba ou possa falar sobre elas, seja porque o conteúdo é considerado chato, "perigoso" ou porque a pessoa não quer que os outros saibam. É como se alguém tentasse calar a boca de todo mundo para evitar que uma ideia ou acontecimento se espalhe." - Via Gemini
A censura é crime no Brasil, porque viola o artigo constitucional que citei no começo desse pensamento escrito.
Eu acredito que o melhor é deixar o 'idiota falar. Obviamente, vai alcançar e fidelizar outros 'idiotas'. Si tiverem razão, ok. Se falarem merda, processe. Mas não cale a boca do 'idiota'.
Idiotices e mentiras são vencidas com a razão e a verdade. Se você tenta calar quem fala algo de você, é porque você não tem argumentos suficientes para provar que essa pessoa está errada. O que possivelmente significa que ela está certa.
Processar, eu até concordo, porque ainda assim permite que a pessoa fale sobre o que está acontecendo e possa se defender. Agora, censurar é muita covardia. A censura é a arma do covarde e do mentiroso.
Quando o profeta mirim é chamado de falso profeta de diz que vai mandar remover o vídeo, ele está confirmando que é um falso profeta, pois sua única arma é calar o opositor.
Quando o PodPah é chamado de pior podcast do Brasil tocado por dois idiotas e prefere censurar, derrubar vídeos e canais ao invés de mostrarem o contrário, eles estão confirmando que são dois idiotas mesmo.
Quando o Flow Games prefere derrubar vídeos e canais porque estão sendo difamados e ameaçados, ao invés de expor esses ditos vídeos de difamação e ameaça, eles estão confirmando que são ditadores.
A melhor arma ainda é o diálogo. E uma boa munição é o processo.
Pena que, no Brasil, aquele que deveria defender a constituição, proibir a censura e exercer a justiça, está em total descrédito justamente por ser o censurador.
Será difícil reverter todos esses danos moraes.
Enfim, o Brejil.
Continuo afirmando: deixe o idiota falar. Se ele estiver errado, continuará sendo processo, e de novo e de novo e de novo ... e você continuará ganhando dinheiro.
Se ele estiver certo, você que precisa mudar e rever seus conceitos.
.
E aí, concorda ou sem corda?
Processo; Ok, vai!
Censura; jamais!
Postar um comentário
ATENÇÃO!
O artigo 19º da DUDH diz que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.
Comente com responsabilidade!