Eu já sofri demais com dores de dente durante a minha infância. Já fiquei noites sem dormir, já fiz minha mãe passar noites sem dormir por causa dessa dor tão intensa que me deixava nauseado.
É uma dor que não recomendo para o meu pior inimigo (apesar de eu não ter inimigos).
Mas, com o tempo, aprendemos algumas receitas que ajudam a aliviar a dor de dente e inflamação da gengiva. E nos ajuda a conseguir tempo e dinheiro até podermos consultar um profissional da área.
Aqui vou estar compartilhando 10 receitas caseiras para aliviar a dor de dente e inflamação da gengiva, com base científica. Espero que te ajude como algumas delas me ajudou.
Anestésicos Naturais para Dentes e Gengivas
1 - Cravo-da-Índia (Óleo de Cravo)
- Base Científica: O cravo contém eugenol, um composto com potentes propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas. O eugenol é tão eficaz que é usado na odontologia profissional como anestésico e antisséptico em alguns cimentos odontológicos.
Modo de Usar:
Atenção: Use o óleo com moderação, pois em excesso pode irritar as gengivas.
2 - Água Morna com Sal
- Base Científica: O sal tem propriedades antissépticas e antibacterianas. A solução de água e sal ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação, além de limpar a área, removendo bactérias e partículas de alimento que podem agravar a dor.
- Modo de Usar: Dissolva meia colher de chá de sal em um copo de água morna. Bocheche a solução na boca por cerca de 30 segundos, concentrando na área inflamada, e depois cuspa. Repita 2 a 3 vezes ao dia.
3 - Alho
- Base Científica: O alho fresco contém alicina, um composto com ação antimicrobiana. Embora não seja um analgésico direto, ele ajuda a combater as bactérias que podem estar causando a infecção e a inflamação.
- Modo de Usar: Esmague um dente de alho fresco e misture com um pouco de sal. Aplique a pasta diretamente sobre o dente ou gengiva afetados por alguns minutos e depois enxágue.
4 - Compressa Fria
- Base Científica: O frio age como um anti-inflamatório, ajudando a reduzir o inchaço e adormecendo a área para aliviar a dor.
- Modo de Usar: Envolva cubos de gelo em um pano limpo ou use uma bolsa de gelo. Aplique na bochecha, na parte externa da boca, por 15 a 20 minutos, com intervalos de 15 minutos.
5 - Chá de Sálvia
- Base Científica: A sálvia contém compostos como a cânfora e o cineol, que possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana. Um bochecho com o chá pode auxiliar na redução da dor e do inchaço.
- Modo de Usar: Prepare um chá com 2 colheres de sopa de sálvia fresca (ou 1 de sálvia seca) em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5-10 minutos, coe e espere esfriar. Use para fazer bochechos.
6 - Chá de Camomila
- Base Científica: A camomila é conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Ela pode ajudar a reduzir o inchaço e o desconforto na gengiva.
- Modo de Usar: Prepare um chá de camomila e, depois de frio, use-o para bochechos. Outra opção é umedecer o saquinho de chá usado, resfriá-lo na geladeira e aplicá-lo como uma compressa na área inflamada.
7 - Própolis
- Base Científica: A própolis possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e cicatrizantes comprovadas, podendo ajudar a desinfetar a área e a reduzir a sensibilidade.
- Modo de Usar: Adicione algumas gotas de extrato de própolis em um copo de água morna e faça bochechos, ou aplique diretamente na gengiva com a ajuda de um cotonete.
8 - Óleo de Coco
- Base Científica: O óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Um estudo demonstrou sua eficácia no combate às bactérias da boca.
- Modo de Usar: O método mais comum é o oil pulling, que consiste em bochechar uma colher de sopa de óleo de coco na boca por cerca de 10 a 15 minutos e depois cuspir.
9 - Gengibre
- Base Científica: O gengibre contém compostos com ação anti-inflamatória e analgésica. Ele pode ser usado para ajudar a reduzir a inflamação ao redor do dente.
- Modo de Usar: Faça um chá de gengibre (pode ser com a raiz ralada ou fatiada) e use-o para bochechos, ou aplique uma fatia fina de gengibre diretamente na gengiva dolorida.
10 - Hortelã-Pimenta
- Base Científica: A hortelã possui mentol, que tem um efeito refrescante e levemente anestésico. O chá também tem propriedades antibacterianas.
- Modo de Usar: Prepare um chá com folhas de hortelã-pimenta. Deixe esfriar e use para bochechos.
Disclaimer
É indispensavelmente importante que um profissional dentista seja consultado para uma melhor avaliação da situação. Estes métodos naturais são apenas paliativos e não tratam a causa da inflamação. Apenas um dentista pode diagnosticar o problema e prescrever o tratamento adequado.
Se gostou, compartilhe para ajudar mais pessoas!
Postar um comentário
ATENÇÃO!
O artigo 19º da DUDH diz que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.
Comente com responsabilidade!