A COS.TV É UMA FRAUDE?

A COS.TV é uma plataforma criada pela Contentos, baseada em blockchain, e paga o usuário por curtir, assistir e comentar em vídeos postados na plataforma, pelos criadores de conteúdo.


Surgiu para ser uma plataforma livre para criadores de conteúdo audiovisual, e hoje é cotada como uma possível alternativa ao Youtube. Pois, ao contrário da plataforma do Google, na COS.TV você monetiza seu canal desde o primeiro vídeo.

Muitos criadores de conteúdo estão fazendo a migração gradualmente do Youtube para a COS.TV, e estão tendo resultados melhores do que o esperado.

A plataforma ainda está em BETA, passando por atualizações constantes para uma melhor experiência do usuário e criador de conteúdo.

Os pagamentos são feitos em tokens COS, que é a moeda da empresa Contentos, que também tem parceira com PhotoGrid, Live.me e Cheez, que usam a mesma tecnologia da Contentos. E também a parceria da gigante do mercado de criptomoedas, Binance, por onde a maioria das pessoas compram, retiram e negociam suas criptomoedas.

Recentemente foi consolidada a parceria da Contentos com a Kamoney. Mais uma alternativa para efetuarmos o saque de nossos ganhos dentro da plataforma.

Os conteúdos da plataforma são variados, e é uma ótima alternativa ao site vermelhinho para assistir o conteúdo que você gosta. Seja vlog, gameplay, react, conteúdo infantil, musical e etc.

E o melhor de tudo é que você, que assiste, também ganha dinheiro. Ao invés de apenas o produtor dos vídeos ganhar.

Tá esperando o que? VEM PRA COS.TV.



Esse texto foi escrito por mim para o meu perfil no instagram, chamado Tentei, Ganhei. Uma página específica para postar alguns sites e apps que prometem ganhar dinheiro na internet.

Como sou criador de vídeo, após ver vários canais que eu sigo no Youtube recomendar essa plataforma, eu resolvi conhecê-la. Mas algumas coisas devem ser explanadas aqui, em dois pontos, pra você não pensar que vai chegar lá e ficar rico em uma semana.

1 - De fato, ela cumpre quando diz que seus likes, comentários e vídeos postados vão ganhar dinheiro, mas não é tão fácil assim. Os likes que você dá vão render alguns centavos para o dono do vídeo, os seus comentários vão lhe render alguns centavos, caso alguém curta o seu comentário e os vídeos que você posta vão lhe render centavos ou até reais de acordo com a força de quem dá o like. Essa força se dá de acordo com os VEST que o usuário tem. Então você só ganha se alguém curtir seu vídeo e se alguém curtir seu comentário. Seus likes dão dinheiro para criadores e um retorno mínimo de vest para você.

2 - Na Cos.tv, seus vídeos permanecem monetizáveis por apenas sete dias. Esse é o tempo para você ganhar algo com seu vídeo. Encerrando os sete dias, encerra seus ganhos. Ao contrário do Youtube que, se você tiver um canal monetizado, ganhará eternamente pelas views em seus vídeos.

Mas porque a suspeita de a Cos.tv ser uma fraude?


Talvez não a plataforma em si, mas algumas coisas desagradáveis que acontecem lá. Vou citar aqui algumas dessas coisas desagradáveis que eu presenciei na plataforma e que, de alguma forma, me fizeram desanimar um pouco quanto a integridade e compromisso da mesma.


1 - Conteúdo Original


Quando entrei na plataforma e nos seus grupos do Telegram, o que mais ouvi dizer é que "a plataforma presa pelo conteúdo original e não aceita conteúdo terceirizado". A princípio fiquei animado e me senti em um lugar onde só haveria conteúdo original e bem elaborado por criadores de conteúdo. E realmente existem ótimos conteúdos lá, pessoas que se esforçam pra fazer um conteúdo original, bem editado, roteirizado e etc.

Porém, existem também canais que postam conteúdos de terceiros. Mas existe uma equipe super preparada e aposta para identificar o conteúdo, notificar o criador (ou copiador) e excluir da plataforma. Os conteúdos que estão sendo banidos são: episódios de animes, gore, pornô, hentai, vídeos sensuais de moças dançando seminuas, vídeos de produtores de outras plataformas, e afins.


Tudo isso para proteger a integridade do conteúdo autoral e interesses comerciais, para evitar futuros problemas para a plataforma. Mas é aí que mora a HIPOCRISIA.

Existem criadores, que são até favorecidos pela plataforma, que postam conteúdo de terceiros e não sofrem opressão dos chamados COSGuardians. Simplesmente pelo fato de: Serem amigos de todo mundo, queridinhos da plataforma, pioneiros ou sei lá o que; Ou serem investidores (que, aliás, é o próximo item) .


REACT


Um dos grandes canais da plataforma, que é o canal do J Rosa Games que de games não tem nada e já está chegando aos 10k de seguidores (Parabéns!), vive de REACT (que já é um conteúdo que eu desprezo). Na minha opinião, o conteúdo de react em si, é um conteúdo sem originalidade, sem trabalho, simplesmente pegar um vídeo engraçadinho e dar algumas risadas (muitas vezes falsas) enquanto o verdadeiro conteúdo está rodando ao fundo.

Se ele ao menos fizesse como o canal Peter Aqui, que divulga o canal criador do compilado de memes no final dos vídeos, tudo bem. Mas nem isso ele faz. Tipo: "Vou assistir aqui e fazer careta... Pronto, assistimos, tchau, foda-se, fui".


MEMES


Um outro canal que está crescendo cada vez mais a cada dia é o canal do Phoenix. Um canal que eu fui denunciar num grupo de COSguardians por postar um meme (que não é conteúdo original, se for seguir a regra) e fui duramente atacado, criticado, taxado de invejoso, mal interpretado e extremamente ridicularizado. Veja o vídeo abaixo que foi criado com o objetivo de me expor ao ridículo:


O meu questionamento foi o simples fato do vídeo não cumprir a política do Conteúdo Original que eles mesmos pregam. E a resposta do responsável por julgar se o vídeo infringe ou não a regra foi simplesmente que "o vídeo questionado era um meme, portanto não infringe a propriedade intelectual de ninguém, pois se encaixa nos termos de Fair Use".

Dane-se o Fair Use. Se a plataforma preza pelo conteúdo original, um simples meme foge do contexto pré-estabelecido. Se ao menos o meme estivesse incluído em um vídeo com um contexto humorístico ou alívio cômico, tudo bem. Eu consumo muitos vídeos assim e até edito alguns. Ou se pelo menos fosse um compilado de memes encontrados na internet, onde o criador teve o trabalho de unir os memes em um único vídeo, contextualizar, transicionar, inserir sua marca e expor o trabalho pronto e com qualidade, eu também não ligaria, pois eu acompanho canais que fazem isso e, por sinal, fazem muito bem, como: Mix Select, Castiel, entre outros.

Esse conteúdo pobre desvia a atenção de muitos usuários que poderiam estar assistindo um vídeo trabalhado com conteúdo autoral, temático e alimentador. E eu questiono e critico não apenas pela visualização, mas pelo like que poderia ser dado em canais originais. Como eu disse lá no início, os likes são limitados na COS.TV. E dar um like num canal com um conteúdo pobre desses, o faz ganhar dinheiro, enquanto o produtor original chupa o dedo.

Mas em seguida, logo após ser linchado por babadores de ovo, eu descobri que o Phoenix não é um canal qualquer. Ele é superior, ele está à beira do Olimpo, ele é One More Above All. Ele é um investidor.

Ele é o cara que faz a bagaça girar, ele que põe dinheiro na máquina, ele que paga a tropa, ele que conduz a boiada, ele que lucra com as putas. Também conhecido como cafetão.

Mas aí vem a pergunta: Ele é o único investidor?


2 - Investidores

Sabendo como funciona o blockchain, e sabendo que a plataforma é formada em blockchain, esse dinheiro, que os criadores recebem, tem que vir de algum lugar. E esse lugar é chamado de  investidores.

Eles que aplicam dinheiro no negócio pra ele girar, pra ser distribuído entre as pessoas, por isso são tão valorizados. Mas peraí ... 

Qualquer um pode ser investidor! Se eu for na Binance e comprar R$ 100,00 em COS, eu já estarei sendo um investidor, porque comprando COS, eu estou dando dinheiro para ser dividido entre os mineradores da mina da Contentos, que são os criadores de vídeo.

Então, eu me tornando um deus, digo... investidor, poderei fazer o que quiser? Estarei acima das regras? Posso baixar conteúdo engraçadinho e fofinho e postar na plataforma, mesmo não sendo autoral?
Reflita!

Um investidor, por mais que seja uma pessoa importante pro funcionamento da plataforma, não deve estar acima das regras, até mesmo para dar exemplo. Caso isso aconteça e ele não seja penalizado, quebrará o ciclo de democracia da plataforma e demonstrará uma certa ditadura impositiva onde os 'picas das galáxias' podem tudo e os menores oprimidos não podem.

O que é melhor: Sem exemplo ou ser o fodão?

Se um investidor não tem a capacidade criativa de produzir conteúdo, então fique na dele e não faça errado para não ser criticado. O investimento vai rodar, você vai ganhar seu dinheiro, vai investir de novo e vai ficar tudo em paz. Sem a infeliz necessidade de ser questionado por fazer cagada.

Mas não foi isso que vi. Existe sim uma hierarquia ditatorial onde os investidores podem fazer o que quiser, pois estão acima da lei.


3 - Favorecidos

Da mesma forma que existem criadores que não cumprem as regras e não sofrem penalidades por terem influência na plataforma, existe o time dos queridinhos da COS.TV. E esses "criadores" estão lá.

Quando você entra no site, você vê um enorme slide com vídeos destacados de alguma forma. Não sei como funciona o esquema para aparecer ali, mas o que eu vejo é um loop infinito de vídeos diferentes, mas dos mesmos canais.

Raramente ali aparecerá um canal com menos de 1000 inscritos e, o que não é novidade, sempre existe vídeos com conteúdos não autorais em destaque. No máximo que eu consegui aparecer foi na segunda linha dos vídeos recomendados, que é uma seção bem abaixo do slide inicial. E isso não durou muito tempo. Coincidentemente, após a minha discussão com o Odin da Cosgard, meu vídeo  foi parar abaixo da décima linha dos recomendados. Mesmo tendo um desempenho formidável.

Esse grupo dos 'queridinhos' é como se fosse uma panelinha, e você vê isso claramente nos grupos do Telegram. Existe uma patota de criadores "tops" que escolhem membros para seu grupinho, onde vão acariciá-lo e elevá-lo até ele ser grande. Como se um bom criador de conteúdo não pudesse crescer com as próprias pernas apenas por seu bom trabalho.

Eles vão trocando likes, coments e gifts entre si para manter a hegemonia, e saborearem o profiteroles entre eles mesmos. Mantendo seu alto poder no Olimpo, e distribuindo migalhas entre os mortais.

O grupo dos semi-deuses tem o apoio dos mensageiros dos deuses. Por isso nunca são punidos ao cometerem um delito. Apenas banham-se no poço de Lázaro e retornam às suas vidas.

Eu nunca vou estar entre eles, pois sou um questionador. E quem questiona não tem lugar com os inquestionáveis.

É uma das piores coisas que tem na plataforma. Uma plataforma que deveria ser democrática, apoiar o conteúdo original e divulgar todos igualmente. Excluindo os interesseiros e aproveitadores, e fortalecendo os criadores e incentivadores. Mas não é isso que ela mostra.



E esses são alguns fatores que fazem da COS.TV, uma plataforma emergente, mas que está crescendo de maneira errada. Sua primícia é boa, seu design é bonito e chamativo, tem vários pontos positivos e que eu apoio e continuarei apoiando e orando pra que ela cresça, e tem muita coisa pra melhorar ainda.

Porém, enquanto os pontos negativos estiverem presentes, expostos e não forem abordados com firmeza de justiça, ela continuará em um beta eterno. A fraude não está na plataforma em si, na minha opinião. Mas o que muitos estão fazendo com ela é que está queimando o filme dessa plataforma, que tem tudo pra explodir em sucesso.

Se alguém ler esse texto, analise bem o que eu estou dizendo. Não é por inveja ou por mal. Não desejo nada de ninguém, pois eu reconheço o meu talento e sei que posso alcançar o que eu quiser. O que eu relato aqui é para a melhoria, para a acessibilidade, para o entrosamento e para uma boa vivência.

Se eu notar algo mais que deve ser observado, voltarei com outro post. Se você concorda ou não, foda-se.

Comente o que você achou! Compartilhe! E Obrigado!

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE